domingo, 10 de junho de 2012

Decorando com pompons de papel de seda ou crepom







1º Vai precisar de 10 folhas de papel de seda, todas cortadas à mesma medida. Só para referência,  30 por 40cm, mas pode fazer do tamanho que preferir, grandes ou pequenos, o importante é que seja no formato rectangular. Depois, começa-se a fazer um fole, +/- 1,5cm cada dobra e tenha a certeza de que fica bem vincado.
2º Depois do papel todo dobrado, enrola-se o arame de florista no centro, de maneira a ficar bem preso. Pode também utilizar um cordão em vez do arame. A seguir, cortam-se as pontas no formato que preferir, redondo ou em bico.
3º Então, começa-se a abrir, separando as folhas uma de cada vez. É preciso algum cuidado nesta parte, pois o papel de seda é muito fininho e rasga facilmente. Uma a uma, calmamente, começa a formar-se. Metade para um lado, vira-se, metade para o outro.
3º Então, começa-se a abrir, separando as folhas uma de cada vez. É preciso algum cuidado nesta parte, pois o papel de seda é muito fininho e rasga facilmente. Uma a uma, calmamente, começa a formar-se. Metade para um lado, vira-se, metade para o outro.
1.Você vai precisar de 8 a  10 folhas de papel seda da cor que você desejar. Precisam ser retangulares, se desejar bolas menores pode cortar, mas sempre em formato retangular. Cada 10 ou 8 folhas rendem 1 pompom.
2, 3 e 4. Dobre em formato de leque. Cada dobra deve ter aproximadamente 2 cm, não precisa de régua, vai no olho mesmo! rs
5 e 6. Arredonde as extremidades do leque com uma tesoura.
7. Agora dobre o leque ao meio para marcar.
8.Passe um arame nessa dobra do meio e torça-o para prender na metade. Pode ser arame de artesanato, ou aquele encapado ( tipo de saquinho de pães), ou um barbante.
9.em seguida pode soltar a dobra e vai ficar assim.
10. Puxe as folhas uma de cada vez, puxando para cima, e soltando-as do todo, tomando cuidado para não rasgá-las.
11. Puxe cada folha até  o mais próximo do arame que você conseguir.. Das pontas para o meio. (Se estiver fazendo vai entender direitinho não se preocupe).
12. Vá puxando uma de um lado e uma do outro e assim sucessivamente.
 13. Eu seguro dessa forma, com os dedos nas dobras do leque.
14 e 15. Quando terminar vai parecer uma flor. Achatado embaixo e fofo em cima. Vá ajeitando com as mãos , puxando as folhas para formar uma bola.
Adicionar legenda


http://vaniartecomamor.blogspot.com.br/search?q=flor+de+papel




























http://www.macetesdemae.com/2013/09/como-fazer-pompons-de-papel-de-seda-e-tule.html

O processo para fazer os pompons ou as flores de papel seda ou crepom é o mesmo.Divirtam-se.


Algumas das fotos aqui compartilhadas são de meus trabalhos, outras da net e muitas enviadas por amigos. Caso alguém se sinta lesado pela não citação da autoria, basta fazer contato por mensagem que retifico ou retirarei da página.....roselypignataro@globo.com......Obrigada.

20 comentários:

  1. Maravilha vou fazer pro natal branca e vermelha

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer pra decorar o niver da minha filha.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rosely! queria usar esses pompons em uma festa,mas será num espaço aberto da área do condomínio acho que não dá por causa do vento, já vi feito de tule, será que fica melhor? o que acha? Mércia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mércia, com certeza com tule vai ficar bem melhor por ser ambiente externo....faça e poste as fotos...gostaria de ver....Bjs

      Excluir
    2. Rosely, bom dia! Amei essa postagem sobre pompons em papel de seda! Já fiz um ontem a noite, assim que encontrei sua página. As dicas são excelentes! Vou fazer alguns pompons para enfeitar minha casa e vou levar a idéia para um grupo de pessoas que se reúne para conversar, fazer artesanato, etc.Agradeço e desejo votos de sucesso e muita PAZ! Bete.

      Excluir
  4. Oi boa tarde tem algum video ensinando esses pompons eh pra decoraçao de igreja para casamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adão,

      No Youtube vc encontra vários videos de como fazer os pompons.Abraços

      Excluir
  5. Gente do céu, q postagem preferida!!! Caiu como uma luva. Inspiração pra uma vida!! #lindo

    ResponderExcluir
  6. muito linda as imagens adorei....

    ResponderExcluir
  7. Olá entrei em seu blog primeiramente pela coincidência do nome rsrsrs mas amei os pompons vou fazer pro chá de fralda do meu sobrinho dia 29 agora. Queria saber se tem jeito de mesclar as cores em um único pompom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tem sim como mesclar... veja na última foto tem um link que ensina...bjs

      Excluir
  8. gostaria de fazer a decoração de ano novo pra igreja no teto ficar legar pode mim ajudar

    ResponderExcluir
  9. Olá. Eu fiz o pompom, mas não ficou redondinho. Nas pontas ficou reto, lembrando o formato de um botijão. O que será que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josiane, realmente não sei o que poderia ter dado errado... assista esse video e veja se vc fez assim...https://www.youtube.com/watch?v=URTThuzckx4

      Excluir
  10. Olá, Rosely! Bom dia. Parabéns pelo Blog e pelas explicações!!! A minha pergunta é: Quantos dias antes da festa posso fazer o pompom?
    Obrigada

    ResponderExcluir